Thursday, October 09, 2008

Pombos, "ratos voadores"

O grande perigo está voando sobre nossas cabeças. As pessoas tem medo das doenças causadas pelos ratos, por exemplo a leptospirose mas não se dão conta que outra espécie de animal pode trazer grandes malefícios para a saude da população urbana.


O pombo comum, cujo nome científico é Columba livia domestica, é uma ave exótica, que se originou da pomba das rochas, de origem européia, e foi introduzida no Brasil no século XVI.


É notável presenciarmos nos grandes centros urbanos o crescente numero de aves por todos os lados. No nosso clima e em boas condições de alimentação, colocam de 1-2 ovos por ninhada e podem ter 5-6 ninhadas ao ano. O tempo de incubação dos ovos é de 17 a 19 dias.


Ela têm preferência por grãos e sementes; entretanto, como não são exigentes, comem também restos de refeição, pão e até lixo. Lixo que não falta nos grandes centros urbanos, por isso a sua grande concentração e reprodução fácil.


As doenças que essas aves podem transmitir são: Criptococose e Histoplasmose (micose profunda), Ornitose e Salmonelose (doença infecciosa aguda) e Dermatites.


Para evitar essas doenças, na limpeza de forros, calhas ou qualquer outro local que apresente fezes, restos de ninhos, ovos e penas, usar sempre luvas e utilizar sempre uma máscara ou pano úmido sobre o nariz e a boca.
Nunca remover a sujeira a seco, deve-se sempre umedecê-la antes, para evitar a inalação de poeira. E também muito importante é proteger os alimentos do acesso das aves.

Eu sempre quis segurar uma em minhas mãos, mas depois disso tudo, nem quero saber. E ai, quer pegar uma pomba na mão?



Texto e foto: Ricardo Andrade

No comments: